Chegar no aeroporto de Orlando é para mim uma das coisas que mais amo na vida.
Um dos aeroportos mais bonitos e movimentados dos EUA, o MCO, como é conhecido, é a porta de entrada para a magia.
Muita gente, principalmente quem desembarca nele pela primeira vez, pode acha-lo confuso, mas vamos dar uma mãozinha, para facilitar o desembarque e, na volta, o embarque de vocês.
O MCO tem dois terminais A e B, mas em breve o terminal C estará pronto, o que agilizará mais os embarques e desembarques, vamos colocar aqui em qual deles as companhias aéreas que servem o Brasil, faze seu stop.
Terminal A:
No Level 3, está o embarque e desembarque das companhias, Aeromexico, Avianca, Azul e Copa.
No Level 2, estão localizados, as esteiras de bagagem, retirada de pets, uma loja da Starbucks e o TNC.
No Level 1, estão localizadas esteiras de voos domésticos, paradas de ônibus de linha, como a LYNX, os balcões das locadoras, paradas de taxi, vans, limusines , shuttles e os estacionamentos, incluindo os das locadoras.
Terminal B:
No Level 3, está o embarque e desembarque das companhias, Air Canadá, American, Delta, United e Latam.
No Level 2, estão localizadas as esteiras de bagagem, retirada de pets, Casa de Câmbio, TNC para Uber
Level 1, Estão as esteiras de voos domésticos, uma loja da Starbucks, Balcões das locadoras de carro, o ponto dos ônibus da Disney e o estacionamento.
O terminal principal é aberto ao público em geral, é onde estão localizados os balcões de checkin, a vistoria da TSA para embarque, lojas, restaurantes e até um belíssimo hotel.
Desembarque
Vamos dar um passo a passo para que você não fique tão perdido, principalmente se for sua primeira vez.
O primeiro lugar que o passageiro passa é o salão da imigração, agora com quiosques de auto atendimento, em português, todo o procedimento é feito por ele, você preenche o formulário, escaneia o passaporte, recolhe as digitais e tira a foto, se ao receber o formulário impresso esse tiver um X, você deverá passar pelo oficial de imigração para uma averiguação mais detalhada, mas nada que precise se preocupar, é praxe e, se você não falar inglês, informe ao agente, a maioria deles fala espanhol.
Feito isso se encaminhe à esteira com o número do seu voo, retire suas malas e passe pela alfândega, normalmente é só entregar o formulário, mas se estiver levando, alimentos de origem animal, frutas, hortaliças ou grãos, esses precisam ser declarados e vão passar por uma vistoria, para serem liberados ou não, caso não faça a declaração e for escolhido para que sua bagagem seja aberta, além de perder tudo, ainda está sujeito a uma multa não muito leve.
Importante frisar que é expressamente proibido o uso de celular, máquina fotográfica, filmadora, tabletes e similares nessa área, sob pena de ser encaminhado para a temida salinha.
Depois de todos esses trâmites, você deve se encaminhar para o trenzinho que o levará para o terminal principal, antes de entrar no trem, deverá deixar suas malas numa outra esteira e retira-las do outro lado, esse procedimento poderá levar um bom tempo de espera, dependendo da demanda do aeroporto.
Nesse momento você estará no Level 3, mas devera se encaminhar ao Level 1, para qualquer opção de transporte que for usar. Caso sua opção tenha sido a locação de carro, após o procedimento no balcão ou auto atendimento, dependendo da locadora, atravesse a rua e se encaminhe ao prédio de garagem em frente, já na entrada encontrará placas com o nome de sua locadora, aí é só se encaminhar para o corredor específico, algumas locadoras determinam qual o carro que você deverá retirar, outras deixam à sua escolha dentro da categoria que foi contratada. Na saída é só mostrar sua CNH, o contrato e já poderá ganhar o mundo.
Descendo a rampa você vai encontrar as placas de sinalização para que facilitará sua saída da área do aeroporto.
Terminadas suas férias chega o dia mais difícil da viagem, a volta, é quando você está sem querer sair da cidade dos sonhos, cheia de bagagem e cansada pela maratona que foram seus dias, mas vamos lá, força que ao chegar em casa terá a alegria de abrir as malas e ver tudo o que comprou.
Bom, então vamos ao procedimentos de volta, quando chegar na área do aeroporto, já tenha checado qual o terminal que está localizada sua companhia aérea, aí siga as placas de car return, que deve ser correspondente ao terminal que irá embarcar e a locadora do seu carro.
Feita a devolução do carro, se encaminhe para o prédio onde estão os balcões de checkin. A maioria das cias aéreas já contam com terminal de auto atendimento e, você só vai ao balcão para a pesagem das malas.
Antes de entrar na área de embarque todos deverão passar pela vistoria da TSA, que é o departamento responsável pela triagem dos passageiros nos postos de segurança dos aeroportos americanos. Conhecer os requisitos básicos, podem ajudar a agilizar sua passagem pela segurança, requisitos esses que são os de identificação, não portar líquidos com volumes maiores de 100ml, aerossol e gel, não portar objetos cortantes ou perfurantes, colocar na bandeja celular, tablete e computadores portáteis, etc.
Passada pela última barreira é só se encaminhar ao seu portão de embarque e rezar para que nenhum gatuno abra sua mala e roube suas compras.
Mapa do aeroporto