Como o Epcot é o meu parque favorito, é claro que vou começar meus posts sobre parques, falando dele.

O projeto do Epcot, imaginado pelo próprio Walt Disney, não era na verdade um parque de entretenimento, mas uma comunidade, onde as pessoas pudessem ter uma qualidade de vida, como em nenhum outro lugar. Inicialmente o local seria a morada de 12000 residentes, em um teste para uma cidade planejada, que seria construída em forma de círculo, com as áreas comerciais e empresariais ao centro, escolas, hospitais e complexos recreativos num segundo plano e, as residências no entorno. O transporte seria por monotrilhos e people mover, igual ao que é encontrado na Tomorrowland do Magic Kingdom e, o tráfego todo subterrâneo para dar mais segurança aos pedestres. A maquete do projeto inicial pode ser vista no trajeto desse mesmo people mover.

Com a morte de Walt, decidiu-se engavetar o tal projeto, porém seu irmão Roy, após a inauguração do Magic Kingdom, achou que não seria justo deixar a ideia morrer e, baseado em uma feira internacional, depois de muita negociação, porque eram várias as propostas, chegou-se ao consenso de criar um parque que aliasse tecnologia com cultura e costumes internacionais.

Nasceu aí o EPCOT, que significa Experimental Prototype Commmmunity of Tomorrow, cujo lema seria tecnologia, inovação, e cultura internacional. Esse parque é dedicado à celebração das conquistas humanas, sendo frequentemente chamado de Permanent World’s Faire e, a proposta é que ele estivesse sempre em mudança e renovação, a prova disso é que de todas as atrações que existiam na época da abertura do parque 6 já foram substituídas.

O símbolo do Epcot é a Spaceship Earth, uma geosfera de 55 metros de altura e 50m de diâmetro, toda montada por aproximadamente 1400 painéis de alumínio, de tal forma que consegue fazer a drenagem da água da chuva para uso das plantas do parque.

No seu interior, possui uma atração que conta através de bonecos áudio animatrônicos, a história das comunicações. Todo o trajeto é feito em um carrinho, com áudio, inclusive em português, durante a subida mostra toda a evolução das comunicações desde a idade da pedra até a criação dos computadores. Na descida, a princípio, era mostrado como seria a comunicação no futuro, mas esse futuro chegou e eles tiveram que remodelar essa parte da atração, criando então um painel interativo, para que cada passageiro crie qual estilo de vida deseja para o seu próprio futuro.

Eu particularmente amo essa atração e nunca deixo de visita-la.

O Epcot é dividido em duas áreas:

O Future World, que tem uma pegada mais high tech. A atração imperdível dessa área é o Soarin, um simulador que te dá a incomparável sensação de um voo livre em uma asa delta, sobre algumas das mais belas paisagens das sete maravilhas do mundo, é uma atração incrível, você consegue sentir o cheiro, o vento, a água espirrando no seu rosto.

Ainda poderemos fazer um teste drive, numa linha de produção automobilística, no Test Track, participar de uma missão à Marte em uma cápsula que pode ser optada entre a verde que é a mais ligth ou a laranja, mais radical no Mission Space, percorrer o fundo do mar e conversar com a tartaruga do filme procurando Nemo, no The Sea with Nemo & Friends, viajar pelo mundo da imaginação com o simpático dragãozinho Figment, no Journey Into Imagination e, muito mais.

E o World Show Case, onde onze países ficam distribuídos ao redor de um lago e, apresentam suas culinária, atrações típicas e produtos. São eles:

México

 

Noruega

 

China

 

Alemanha

 

Itália

 

EUA

 

Japão

 

Marrocos

França

 

Reino Unido

 

Canadá

Agora me digam, aonde vocês poderiam dar a volta ao mundo em um único dia?

À noite, bem no centro do lago do World Show Case, poderá ser visto um dos mais bonitos shows de fogos e luzes de Orlando. O Illuminations Reflections of Earth, onde é celebrado a diversidade do nosso planeta.

O Epcot é o parque onde se come melhor entre todos os da cidade, poderemos encontrar 7 restaurantes na área do Future World e 34 entre quick service e table service na área do World Show Case.

E ainda ver o por do sol sentada à beira do lago é um espetáculo à parte.

Se você ainda não comprou seus ingressos para os parques, clique aqui e adquira os seus.

Fotos de divulgação da Disney.