Imagine a cena, você passeando calmamente pelo Board Walk, distraído com uma performance de artistas de rua, degustando seu sorvete do Mickey e pronto, uma bicicleta que costuma circular pelo local te atropela e seu precioso sorvetinho voa longe, mas além disso você quebra o braço. Pronto além da dor da fratura, você terá também uma grande dor de cabeça se não tiver contratado um seguro viagem, porque atendimento médico, principalmente nos EUA, custa um rim, as vezes até os dois e, ninguém está livre de além de um acidente, por menor que seja, ter uma intoxicação alimentar, uma virose, uma amigdalite e por aí vai.
Vou dar um exemplo de custo médico que aconteceu com um amigo no ano passado, o filho passou mal e foi levado ao pronto socorro, entre consulta, exames e 1 dia de soro, a conta chegou a US$10000. Imaginem esse imprevisto sem um seguro?
Aí vem a dúvida de muitos, qual a diferença entre seguro e assistência viagem?
Vamos lá, o seguro prevê que o viajante pague todas as despesas e, depois solicite o reembolso à seguradora, dentro dos limites estabelecidos dentro do contrato.
A única vantagem nessa modalidade é que o segurado tem livre escolha para ser atendido aonde desejar, mas tem que ter bala na agulha para arcar com os custos até voltar para casa.
Já na assistência viagem o atendimento é todo arcado pela seguradora, também dentro dos limites do contrato e de acordo com o plano escolhido.
Diferente do seguro, o viajante deve entrar em contato com a central da seguradora, fato que muitas vezes não é informado por quem vende o plano, antes de receber o atendimento, a seguradora é que indicará o local conveniado, ou se enviará um médico aonde o segurado estiver hospedado. A partir daí todas as despesas serão pagas pela seguradora.
A desvantagem nesse caso é que assim como os convênios brasileiros, existe a obrigatoriedade de ser atendido na rede credenciada, com exceção dos casos de emergência.
Algumas seguradoras vendem os dois serviços no mesmo pacote, de modo que assim você estará totalmente garantido, então é importante saber sobre essa possibilidade na contratação do serviço.
Viajar sem seguro é um risco que não vale a pena correr, para uma economia tão pouca, porque além da assistência médica, o seguro contempla perda e danos de bagagem, assistência jurídica, hospedagem por atraso de voo inerente à companhia aérea, repatriação de corpo, antecipação de retorno por morte em família, ou até cancelamento de viagem por motivo de força maior.
Existem inúmeras seguradoras que fazem seguro viagem e, todas possuem vários planos de cobertura, do mais básico até os especializados em várias modalidades.
Mas eu dou um conselho, evite contratar seguros desconhecidos e com difícil atendimento.
Em minhas pesquisas de parceria escolhi duas seguradoras, depois de muito estudar todos os planos e cobertura que elas oferecem.
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Vale lembrar que vários cartões de crédito de categoria platinum ou superior, oferecem seguro aos clientes que comprarem as passagens com eles, mas sempre é bom ligar para a operadora para saber como são feitos os procedimentos, porque variam de um cartão para outro.
Os seguros devem ser contratados a partir do dia de embarque e aconselhável que vá até 1 dia após a data prevista para sua chegada em sua cidade, por considerarmos que possam haver imprevistos de qualquer natureza e olha que a natureza é uma das grandes causadoras desses imprevistos rsrsrs.
Lembre-se sempre, que uma economia boba, pode fazer a diferença entre sua viagem ser de sonhos ou pesadelo.