O primeiro passo para quem for tirar o visto de turista, é saber o tipo que vai precisar, que nesse caso é o B1B2.
Entre no site do consulado americano e preencha o formulário DS160, que estará disponível somente em inglês. Muita atenção ao preenche-lo, porque qualquer informação imprecisa, aumenta muito a chance do seu visto ser negado.
Feito isso imprima a confirmação da página com o código de barras, que deverá ser levada no CASV e no dia da entrevista, em seguida imprima a guia de pagamento da taxa consular, que poderá ser paga em cartão de crédito ou no boleto em qualquer banco.
Após o pagamento, o calendário de agendamento já estará liberado, tanto para o CASV, quanto para o consulado, escolha sua data e, se necessário a da entrevista no Consulado.
Em alguns casos como renovação dentro do prazo de 1 ano de vencimento, poderá não ser solicitada a entrevista no consulado. Menores de 13 anos e maiores de 79 anos, também são isentos de entrevista.
Para efetuar o agendamento o solicitante precisa da página de confirmação do DS160, com código de barras, número do recibo de pagamento da Taxa MRV, número do passaporte, que deverá estar com validade de 6 meses ( este prazo só é pedido para o visto).
Feito o agendamento o primeiro lugar que você irá é no CASV, aonde deverá ser levado o passaporte, passaporte e visto vencidos, se tiver, comprovante de agendamento, que será emitido por e-mail e que deverá ser imprimido colorido.
No CASV serão colhidas as suas digitais e tirada uma foto digitalizada.
O segundo passo é comparecer ao consulado na data marcada (se for solicitado). Leve todos os documentos que comprovem seu vínculo com país de origem, quanto mais comprovação você tiver, maior a probabilidade de ter o visto concedido. Durante a entrevista procure responder com calma as perguntas do agente consular, sem tentar dar explicações desnecessárias, olhando sempre nos olhos dele e, em hipótese nenhuma falar qualquer inverdade que seja, os agentes são treinados para captar qualquer coisa incomum durante a entrevista. É muito importante que suas respostas estejam condizentes com o que você colocou no formulário, porque essas respostas já serão analisadas antes da entrevista.
Se o seu visto for aprovado, o oficial consular já vai te dizer ao final da entrevista e você poderá optar por retira-lo no CASV ou enviar pelo correio, em caso de visto negado você receberá na hora uma carta que explicará, mas sem detalhes o motivo da recusa.
Apesar de parecer simples para alguns, é muito comum algumas pessoas esquecerem algum dado importante durante o preenchimento do DS160, dar alguma informação equivocada e com isso ter seu visto negado. Lembre-se sempre que a aprovação do visto não é uma ciência exata, então todo o cuidado durante o processo é de suma importância.
Se mesmo com todo passo a passo, você não se sinta confiante´, existem assessorias que fazem todos os trâmites até o dia da entrevista, diminuindo muito a chance de um contratempo.
Caso queira contratar uma assessoria se vistos clique aqui.