Quando falamos de cidade turística devemos pensar em primeiro lugar que esses destinos atraem os amigos do alheio, sempre prontos a levar o que não lhes pertence na primeira vacilada do viajante. Não dá para achar que estamos seguros e não tomar os devidos cuidados com a segurança.
Nesses 10 anos que participo de grupos destinados a viagens, já ouvi relatos de furtos em Orlando dos mais variados tipos. Então vamos conversar um pouco sobre este assunto, para que você faça uma viagem mais tranquila.
Segurança nos hotéis
Há muito se sabe que o número de furtos em hotéis tem aumentado muito e, que os hóspedes se veem desprotegidos porque mesmo fazendo boletim de ocorrência nada é feito. Tudo isso acontece porque a legislação americana não responsabiliza os hotéis por furtos dentro de suas dependências, então nós é que temos que nos proteger. Certo?
Muitos quartos já vêm equipados com cofre e, a maioria digital, vi muitos relatos de que esses cofres são abertos com uma sequência de zeros e, há pouco tempo, numa outra situação com uma sequencia de 3. Bom e aí, onde guardar meus valores e documentos?
Sempre que estiver dentro do quarto use a trava de segurança da porta, já vi casos também de entrarem no quarto com a pessoa dentro.
Uma coisa que a maioria das pessoas não se atentam é quando recebem o cartão/chave do quarto. Elas vem dentro de uma capinha com o número do quarto, sempre tire o cartão da capa, porque se você por acaso perder ou esquecer o cartão na mesa do café da manhã por exemplo, qualquer pessoa mal intencionada que encontrar, poderá entrar no seu quarto sem problemas.
Alguns cuidados extras podem ser tomados e, a escolha do hotel é um deles, quartos com corredores externos, sem portaria, sem cancela de entrada, são os mais vulneráveis.
Compras
Outro problema que tem sido muito recorrente em Orlando e Miami, são os arrombamentos de carros, nos estacionamentos, tanto de shoppings, quanto de restaurantes.
Por que isso? Muito simples, brasileiro é conhecido por sua extravagância quando se trata de compras, então não é difícil vê-los carregados de sacolas, muitos para não carregar peso, têm o hábito de ir guardando as coisas no carro, aí é que mora o perigo, olheiros estão sempre a espreita rondando e, assim que o incauto deixar suas tão queridas comprinhas, vão lá arrombam o carro e levam tudo, aí não adianta chorar, chamar a polícia, porque não vai resolver nada.
Nunca vá por exemplo a uma loja de eletrônicos tipo Best Buy, Apple comprar o seu tão sonhado Iphone ou Macbook e, depois à qualquer outro lugar, como ao Florida Mall por exemplo, que é do outro lado da avenida, com os equipamentos no carro, o risco de ser roubado é grande, leve tudo para o hotel, tranque na mala e depois volte para continuar com as compras. Por isso um planejamento de viagem é super importante, vai fazer com que você coordene seus dias de compras e, os lugares que irá fazê-las, quer saber mais sobre roteiros personalizados, clique aqui.
Bom sabendo de todas as dicas para se proteger, vamos às considerações finais sobre esses assunto.
Sempre tenha uma cópia de todos os seus documentos, porque em caso de perda ou roubo, isso vai facilitar na hora de ir ao consulado brasileiro para tirar uma permissão de viagem.
Faça um boletim de ocorrência, tanto lá nos EUA, quanto aqui no Brasil, isso será e importante para tirar outros documentos.
Tire cópia também dos cartões de crédito e dos telefones de contato das operadoras, isso será muito útil na hora de cancelar os cartões.
Malas durante os trajetos
Muito se fala também dos roubos à malas nos aeroportos e, a famosa cesárea é uma delas. Mas o que é isso? Vamos explicar, o meliante enfia uma caneta no zíper da mala, que abre com facilidade aí depois de roubar o que lhe interessa, puxa o cursor do zíper e fecha a mala como se nada houvesse acontecido.
Como e proteger desse tipo de golpe? Use lacres de plástico, prendendo a cabeça do puxados do zíper à alça da mala, isso vai evitar que o cursor se mova, ou compre aqueles cadeados com alça de aço já mostrados nesse post.
Nunca guarde objetos de valor, tipo eletrônicos na mala embarcada, sempre carregue com você na bagagem de mão
Malas de mão também devem ser fechadas com cadeados, porque nem sempre no avião você vai encontrar espaço no compartimento acima de sua poltrona e, pode acontecer de algum engraçadinho resolver se apropriar, por acaso, do que não lhe pertence.
Nos aeroportos e nas esteiras de raio X também todo cuidado é pouco, fique muito atento aos eletrônicos, principalmente celulares que forem depositados na bandeja, existem muitos casos de roubos nesse procedimento.
Todas essas medidas são trabalhosas? Sim são, mas te deixará bem mais tranquilo e protegido durante sua viagem.
E não esqueça de que o seguro viagem é muito importante, para garantir que você e sua família estejam respaldados durante as férias. Para fazer seu seguro, clique aqui.
Fotos de própria autoria e retiradas da internet.